Histórico

Em sua sexta edição, o Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança amplia o seu alcance e, pela primeira vez, incorpora em sua programação e organicidade, além de Portugal e Brasil, a presença de pesquisadoras/es de Moçambique, Cabo Verde e Angola. Assim, o Rio de Janeiro sediará, em agosto de 2024, um mesmo evento com duas denominações: VI Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança/I Simpósio Luso-Afro-Brasileiro em Estudos da Criança.

Realizado com a proposta de uma periodicidade bianual, o Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança teve a sua primeira edição em junho de 2012, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga. A partir do tema I Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança: Perspectivas Sociológicas e Educacionais, o evento buscou similaridades, regularidades, ausências, presenças e urgências na caracterização dos mundos das crianças, no Brasil e em Portugal, em diferentes enfoques teóricos e metodológicos.

Depois de sua estreia portuguesa, o II Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança foi realizado em terras brasileiras. Em agosto de 2014, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, sediou o evento, que abordou a temática “Pesquisa com crianças: desafios éticos e metodológicos”. Reunidos em onze eixos temáticos, os diálogos interseccionaram as infâncias com: arte; gênero e sexualidade; raça e etnia; míd(https:ia e tecnologias; políticas e direitos; famílias e comunidade; campo e cidade; escolarização; brincadeira e ludicidade e saúde.

Já o III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança promoveu a discussão em torno de três grandes eixos temáticos: Corpo e Cultura; Idades e Diversidades; e Instituições e Quotidianos. De volta a Portugal, o evento aconteceu na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, em julho de 2016. Sob o mote “Travessias e Travessuras em Estudos da Criança”, o Simpósio prosseguiu aprofundando o diálogo entre pesquisadoras/es, estudantes e docentes que se dedicam ao estudo das infâncias.

Dois anos depois, em agosto de 2018, foi a vez de a Pontifícia Universidade Católica e a Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, sediarem o IV Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança com o tema “Por uma Luta sem fronteiras na defesa dos direitos das crianças”. Além dos três eixos temáticos da edição anterior, foi acrescido o eixo Políticas Públicas e Participação. Na programação, uma novidade: o I Encontro de Crianças, que reuniu miúdos de diferentes origens socioculturais para um amplo debate acerca de seus direitos e a proposição de uma agenda social, política e científica.

Com a pandemia de Covid-19, o V Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança, que seria realizado presencialmente na cidade de Guimarães, em julho de 2020, aconteceu remotamente em julho de 2021. Sob a temática “Infância (ar)riscada – política, educação e resistência(s)”, o evento introduziu quatro novos eixos: Proteção e Participação; Território e espaço-mundo; Materialidade e simbólico; e Poderes e Exclusões. Durante quatro dias, foram debatidos os modos como as crianças têm sido, ao longo dos tempos, riscadas das agendas políticas e científicas.

E assim chegamos à presente edição: VI Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança/I Simpósio Luso-Afro-Brasileiro em Estudos da Criança. Entre os dias 26 e 30 de agosto de 2024, no Rio de Janeiro, com o tema “Esperançar nas Redes: Infância, Contracolonização e Interseccionalidade”, aguardamos pesquisadores/as, estudantes e docentes de três continentes para traçarmos novas linhas na construção dessa linda e fecunda história.

plugins premium WordPress